Pular para o conteúdo principal

Princípios de Robótica

SOBRE ESTE CURSO

Nós veremos neste curso: Definição/Histórico de Robôs Manipuladores Industriais; Anatomia dos Robôs Manipuladores; Principais características para especificação de um Robô; Exemplos de Aplicações; Movimentos Rígidos e Transformações Homogêneas; Cinemática, Dinâmica e Modelagem de Robôs; Sensoriamento em Robótica; Programação de Robôs; Seleção de Robôs industriais; Robôs especiais e robôs móveis.

Carga Horária: 60h.

PRÉ REQUISITOS

O aluno deve conhecer os princípios básicos de Álgebra Linear, Controle Automático e Eletrônica. É desejável que o aluno tenha conhecimentos de programação de computadores e saiba utilizar os conceitos das disciplinas de desenho técnico, mecânica geral e mecânica dos sólidos.

Sobre este curso

Este curso tem como objetivo fazer que os alunos entendam os princípios fundamentais, aspectos construtivos e conceitos da robótica de manipulação industrial e de robôs especiais, entre eles, os robôs móveis. Mostrar as diferentes aplicações de robôs nos mais diversos setores da manufatura, residências, serviços e etc.

Este é um curso voltado principalmente para alunos ou profissionais de engenharias Mecânica, Elétrica, Automação e Controle (Mecatrônica), Petróleo e demais áreas com afinidade, mas alunos de cursos técnicos poderão acompanhá-lo, com o empenho necessário.

Staff do curso

Course Staff Image #1

Fransergio Leite da Cunha

Fransergio Leite da Cunha, desenvolvedor deste curso, estudou na então Escola Técnica Federal do Espírito Santo, em Vitória, ES, no Curso Técnico em Mecânica (1990). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), onde também fez seu Mestrado em Engenharia Elétrica (1999) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos (2002), onde também terminou sua pesquisa de Pós-doutorado em Engenharia Elétrica (2004). Atualmente é Professor Titular da Faculdade do Centro Leste (UCL), ministrado as disciplinas de Princípios de Robótica, Hidráulica e Pneumática, e também atua como Coordenador Geral de Pesquisa e laboratórios e como Coordenador do curso de Graduação em Engenharia Biomédica. É sócio Fundador da Sociedade Latinoamericana de Biomateriais e Órgãos Artificiais - SLABO, criada em 10 de Dezembro de 1998. Participou da ISA - International Society of Automation, Seção Espírito Santo, desde 2007 até 2014 como seu Diretor de Assuntos Estudantis, voluntário desta seção e também membro colaborador da sua Diretoria de Edução desde 2009. Membro do Departamento de Robótica, Ciencia e Pesquisa na Saúde do Instituto de Saúde e Cidadania/Vitória Apart Hospital, criado em 2012. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Robotização, Hidráulica e Pneumática, atuando principalmente nos seguintes temas: automação residencial, hidráulica e pneumática, robótica, robôs manipuladores, próteses para membros superiores, próteses mioelétricas, prótese mioelétrica multifunção, próteses de mão e projeto de próteses. Para maiores detalhes, consulte seu Currículo Lattes.

Frequently Asked Questions

Questão #1

Ainda não temos nenhuma questão frequente para este curso. Que tal enviar a sua?

Inscrever