Pular para o conteúdo principal

Fundamentos da Administração

Sobre Este Curso

Objetivos
Objetivo Geral
. Apresentar conceitos introdutórios da administração que fornecem subsídios para o entendimento da complexidade organizacional e do papel do gestor.

Objetivos Específicos
. Refletir sobre a origem da administração e sua perspectiva histórica;
. Compreender o objetivo da administração e as funções do administrador;
. Entender como a administração se constitui como ciência;
. Analisar a organização como um sistema aberto que interage com o ambiente no qual está imersa;
. Apresentar os níveis organizacionais bem como as áreas funcionais;
. Compreender os movimento das Teorias Clássica, Administração Científica e Relações Humanas, analisando suas contribuições e limitações;
. Ponderar a respeito do papel da cultura organizacional.

Programa Detalhado
Unidade I – Administração: perspectivas históricas e científica
. Influência filosófica, o papel da Igreja Católica e da organização Militar . Revolução Urbana: as primeiras organizações . Revolução Industrial e o processo de modernização da sociedade

Unidade II – Introdução à Administração
. Definição, propósito e funções da administração . Eficiência e eficácia organizacional . Ética e responsabilidade social

Unidade III – Administração como ciência
. Conceito de ciência . Organização como objeto de estudo da administração

Unidade IV – A organização e seu ambiente
. Conceito de organização, organização formal e informal . Organizações como sistemas e o ambiente organizacional

Unidade V – Níveis da administração e áreas funcionais
. Níveis estratégico, tático e operacional e o âmbito da administração . Divisão organizacional, estrutura e o processo de organizar . Habilidades e papéis administrativos

Unidade VI - Teoria clássica e movimento da administração científica
. Taylor e os princípios da Administração Científica . Ford: produção em massa e linha de montagem . Fayol e a teoria clássica da administração

Unidade VII - Teoria das Relações Humanas
. A experiência de Hawthorne . Ideias Centrais da Escola de Relações Humanas . Conclusões e críticas à experiência de Hawthorne e à Escola de Relações Humanas

Unidade VIII – Cultura Organizacional
. Conceito de cultura e de cultura na organização . Componentes e funções da cultura organizacional

Pré requisitos

Ensino Médio.

Professores do Curso

Course Staff Image #1

MSc, Thais Roberta Correa Vieira

Profissional de Marketing, formada em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui Mestrado, também, em Administração e Doutoranda em Psicologia pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas nas áreas de psicologia econômica, consumo e comportamento do investidor. É professora da Faculdade do Centro Leste (UCL) desde 2013.

Course Staff Image #1

MSc, Érico Colodeti Filho

Graduado em Administração. Especialista em Logística e Mestre em Controladoria e Finanças. Consultor de Empresas nas áreas de Gestão Estratégica, Controladoria e Finanças. Já exerceu as atividades de Controller e de Gerente Administrativo Financeiro. Professor universitário há mais de 11 anos. Atualmente é docente da UCL (Faculdade do Centro Leste).

Inscrever-se